Vinho e saúde: 6 benefícios do vinho que você precisa conhecer
O vinho é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo. Afinal, é saborosa, dotada de aromas únicos e composições complexas, que fazem com que cada garrafa de vinho seja uma experiência diferenciada. Mas, você sabia que também existe uma relação entre vinho e saúde?
Embora o consumo excessivo de álcool seja amplamente contraindicado, estudos científicos têm demonstrado que, quando consumido de forma moderada, o vinho, especialmente o tinto, pode trazer diversos efeitos positivos para o corpo e a mente.
No artigo de hoje, vamos conhecer 6 benefícios do vinho para a saúde, para tornar seus momentos de apreciação dessa bebida ainda melhores!
1. Vinho e saúde do coração
O vinho tinto, em especial, é benéfico para o coração. Isso ocorre principalmente graças à presença de compostos como o resveratrol, um antioxidante natural encontrado nas cascas das uvas usadas para a produção do vinho.
O resveratrol, um dos compostos do vinho, ajuda a proteger a saúde das artérias, pois previne a formação de coágulos, e por isso mesmo, é associado a redução das doenças cardíacas.
Além disso, o vinho, quando consumido de forma moderada, pode elevar o chamado colesterol bom (HDL), o que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), diminuindo as chances de obstruções e doenças cardiovasculares.
2. Vinho e saúde mental
O consumo moderado de vinho tem um efeito relaxante, ajudando a reduzir a ansiedade e proporcionando um alívio temporário após um longo dia. Além disso, quando o vinho é harmonizado com comida de forma correta, pode proporcionar uma experiência gastronômica diferenciada, contribuindo ainda mais para a sensação de bem-estar.
Com a redução do estresse, é possível também diminuir o risco de desenvolver problemas mais graves relacionados à saúde mental, como a depressão e a ansiedade.
3. A relação entre o vinho e a longevidade
Vinho e saúde também se relacionam quando o assunto é envelhecimento saudável e longevidade. O principal responsável por esses benefícios, novamente, é o resveratrol, um antioxidante presente nas cascas das uvas, especialmente no vinho tinto.
Estudos indicam que o resveratrol pode ativar genes que promovem a longevidade e protegem as células contra o desgaste causado pelo envelhecimento. Além disso, o vinho é rico em antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres, principais agentes responsáveis pelo envelhecimento celular.
Ainda falando sobre o resveratrol, sua combinação outros compostos do vinho, como os flavonoides, pode atuar na prevenção de doenças relacionadas à idade, como o Alzheimer e outras condições neurodegenerativas.
4. Vinho e saúde do sistema digestivo
Ao ser consumido em pequenas quantidades, o vinho pode melhorar a digestão dos alimentos, e aliviar problemas como a sensação de inchaço e desconforto após as refeições. Isso porque, o vinho ajuda a estimular a produção de sucos gástricos e bile, facilitando a quebra dos alimentos no estômago.
Além disso, o vinho pode estimular a produção de enzimas digestivas, devido à presença dos polifenóis, ajudando, assim, a equilibrar a flora intestinal. Mas, lembre-se: para aproveitar esse benefício, o consumo deve ser moderado, pois o excesso de álcool prejudica a digestão.
5. O vinho pode auxiliar no controle do diabetes
Consumir vinho de forma moderada pode ser benéfico para pessoas com diabetes, pois o vinho auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue, além de ajudar a equilibrar os níveis de insulina.
Esses benefícios se devem principalmente ao resveratrol, que possui propriedades que favorecem a regulação do metabolismo da glicose. Além disso, o vinho pode ser uma alternativa melhor para os diabéticos, quando comparado a bebidas açucaradas, que podem elevar os níveis de açúcar no sangue.
6. Vinho e saúde óssea
O consumo periódico e moderado de vinho ajuda a prevenir a osteoporose e melhorar a densidade óssea. Isso porque, os polifenóis, especialmente o resveratrol, encontrados no vinho têm propriedades que podem estimular a produção de osteoblastos, as células responsáveis pela formação dos ossos.
Estudos também indicam que vinho tinto ajuda a aumentar a densidade mineral óssea, fator que reduz o risco de osteoporose em mulheres pós-menopáusicas e em pessoas mais velhas.
Conclusão
Vinho e saúde andam lado a lado. Mas, como sempre, é importante reforçar que o consumo do vinho de ser feito de forma moderada. Pois, o excesso de álcool no organismo não traz benefícios, pelo contrário, pode causar diversos problemas de saúde.
Então, consuma com moderação e aproveite os vinhos da vinícola Almaúnica para aproveitar todos os benefícios dessa bebida única!